terça-feira, 16 de novembro de 2010

Quetin Tarantino



Esta postagem é para quem conhece e para aqueles que pelo menos já ouviram falar sobre o diretor Quentin Tarantino, um maluco fã de bang-bang, kung-fu e HQ que saiu de atendente de uma video locadora para ser diretor de filmes tão insanos quanto ele.
Sua entrada com o pé direito no Hall da Fama de Holywood foi com Cães de Aluguel e dentre seus filmes mais famosos estão Pulp Fiction e mais atualmente Kill Bill vol. 1 e 2. (ele inventou de fazer um tal de GrindHouse, uma bela porcaria que não recomendo).
Uma das características marcantes nos filmes de Tarantino são: roteiros não-lineares, cronologia fragmentada, diálogos afiados e memoráveis e o uso da violência, que trouxeram uma vida nova ao padrão de filmes familiares norte-americanos. Vistos como graficamente violentos, comumente apresentam uma enorme quantidade de sangue jorrando, como em Cães de Aluguel, Pulp Fiction e Kill Bill.
Sua obsessão pela cultura pop é bem marcante. Marcas fictícias como os cigarros "Red Apple" e a lanchonete "Big Kahuna Burgers" de Pulp Fiction, apareceram depois em vários filmes, como Four Rooms, Um drink no inferno e Kill Bill. O diretor também é conhecido por gostar de cereais matinais, que aparecem constantemente, com marcas como "Fruit Brute" em Cães de Aluguel e Pulp Fiction, e "Kaboom" em Kill Bill.
Ele é o mais famoso dos jovens diretores por trás da revolução de filmes independentes dos anos 90, tornando-se conhecido pela sua verborragia, seu conhecimento enciclopédico de filmes, tanto populares, quanto os considerados "cinema de arte". Ele se declara um fã de películas de ação de Hong Kong, de faroeste, de terror italiano, do New Wave francês, e cinema britânico. Sua paixão por estes estilos de cinema se reflete em seus trabalhos - todos os seus filmes fazem referências a outros filmes ou gêneros diferentes de cinema, em seu estilo, histórias ou diálogos. - Certa vez, ele resumiu tudo isso dizendo "Eu nunca freqüentei a escola de cinema. Eu freqüentei o cinema".

Pois bem caros amigos, para terem uma idéia melhor sobre esse doido de pedra recomendo assistirem esse video, onde Selton Mello e Seu Jorge discutem um pouco sobre as teorias Tarantinescas.



by J.Gilbert

Depois que essa postagem foi escrita, outros filmes de Quentin Tarantino foram lançados, incluindo Bastardos Inglórios, que concorreu ao Oscar de melhor filme em 2010.

5 comentários:

  1. Belo post!!! O cara é mesmo genial, e eu adorei o Grindhouse, mas isso é pessoal. O que me deixou meio decepcionado foi o recente Death Proof, que peca na enrolação e nos diálogos completamente desnecessários, que poderiam muito bom ser substituídos pelas excelentes cenas de ação!

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito dos filmes dele... soh pra lembrar: a estoria do filme assassinos por natureza eh dele!!!!

    ResponderExcluir
  3. só discordo em relação aos comentário feitos sobre Death Proof(Grind House),cuja proposta é justamente a alma de Tarantino,o cinema, ressaltando a imagem dos filmes dos anos 70, a enrolação citada acima nada mais é do que o puro espírito do horror dos anos 70; É errado cobrar objetividade de um filme que nos remete a tradição e a forma já esquecidas pelo cinema enlatado de hoje.

    ResponderExcluir
  4. Kra depois de assistir esse filme passei a me lembrar de mtos filmes dele q tem essas ocasioes, assistam o A Prova De Morte, se´ra possível encontrar vários desses aspectos, o mais fácil eh o dos pés que aparece justamente no início do filme XDDD

    ResponderExcluir
  5. Grindhouse é um filme incompreendido.

    ResponderExcluir