segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O Símbolo Perdido (Dan Brown)

"O que está perdido... será encontrado."

O símbolo perdido é mais uma aventura vivida pelo professor de simbologia Robert Langdon, que assim como em “Anjos e Demônios” e “O Código Da Vince”, se vê envolvido em uma trama cheia de símbolos que ao serem desvendados podem mudar o mundo.

O livro é cheio de curiosidades sobre a Francomaçonaria, desde obras de artes feitas por maçons, como Melancolia I de Albrecht Dürer, ou até mesmo símbolos gravados em monumentos históricos da capital norte americana, Washington, cenário da trama.

Figura: Monumento a Washington, Melancolia I (Albrecht Düran), A Mão dos Mistérios

Dan Brown conta que Washington foi fundada por grandes mestres maçons conhecidos da história, George Washington, Benjamin Franklin e Pierre L’Enfant, e que por isso esconde grandes segredos maçônicos em sua arquitetura e sua arte. Ele apresenta na obra uma mistura de realidade com fantasia e mostra ao leitor um pouco da história da fundação do país, história e ideais da maçonaria, além de belíssimas esculturas, pinturas e prédios que existem desde a fundação da capital.

Figura: Apoteose de Washington - Afresco pintado no teto da abóbada central do Capitólio dos EUA.

A história prende a atenção do leitor e o leva a pesquisar as tecnologias usadas pelos personagens, as histórias contadas, os quadros vistos pelos protagonistas, para saber até que ponto a situação vivida por eles poderia ser real ou apenas imaginação do autor.

“Existe um mundo escondido por trás do que todos nós vemos”

O livro é muito bom e é muito gostoso invadir o universo criado por Dan Brown. Adoro ler seus livros, porque aprendo muita coisa e ainda me emociono, fico tensa e apreensiva com as situações, ou seja têm tudo que um bom livro de aventura deve ter e ainda acrescenta uma boa dose de cultura. Esse eu indico, vale à pena ler!!


Sinopse: Robert Langdon chega a Washington para dá uma palestra, mas se vê em uma armadilha feita pelo raptor de seu grande amigo Peter Solomon. O seqüestrador quer que Robert encontre a Pirâmide Maçônica, que pode revelar os Antigos Mistérios a muito tempo escondido pelos pais fundadores do país. Vendo que a única forma de salvar a vida de seu amigo é aceitando as condições do bandido, ele embarca em uma grande aventura pela capital norte Americana em busca de um segredo que ele nem mesmo acredita existir.




Um comentário:

  1. Realmente esse livro mudou meu modo de pensar... Amadureci minha mente, aprendi muito, e ainda por cima me apaixonei mais ainda por historia ..

    ResponderExcluir